28/05/2012

usando Linux Ubuntu 11.10 como único SO e apenas programas Freeware...

Eu tenho usado em casa somente o SO Linux Ubuntu... estou atualmente na versão 11.10 e acabei de gravar o DVD da 12.04 LTS... atualizarei assim que fizer backup das minhas tralhas...

Como eu precisava listar os programas principais pra não perder pois pretendo formatar e instalar tudo de novo, segue minha contribuição:

Softwares para Linux Ubuntu (via Central de Programas), tenho usado todos na versão 11.10 
  • 7-zip - compactador e descompactador
  • Acetone ISO - montar imagem (.iso) como CD/DVD
  • TeamViewer 6 - acesso remoto simples
  • Brasero - gravador de CD/DVD e imagens
  • Bluefish Editor - editar arquivos em .html entre outras linguagens
  • Cheese - software para webcam
  • Chrome - navegador de Internet do Google
  • Freemind - mapas mentais
  • Frostwire - download P2P
  • iriverter - conversor de DVDs
  • isomaster - gerenciar cópias de arquivos de imagem (.iso)
  • k9copy - copiar videos em DVD
  • OpenShot Video Editor - editor de vídeos gratuito para Linux, bem melhor que o MovieMaker para Win XP
  • Oracle Virtual Box - gerenciador de máquinas virtuais para efeito de testes, programas etc.
  • Prey - rastrador de notebook via internet
  • Skype - bate papo por voz/vídeo
  • Tixati - client de torrent
  • Wireshark - monitor de redes

Pacotes e programas para compatibilidade
  • Adobe Flash Player - baixado direto dos navegadores
  • Adobe Reader - leitor de arquivos .pdf da Adobe
  • BrOffice - pacote Office quase 100% compatível até onde consegui testar, apenas alguns tipos de PPS/PPT que não abre normalmente e alguns bugs de fontes
  • Ubuntu restricted extras - extensão que permite rodar arquivos MP3 entre outros tipos de fontes/arquivos que inicialmente não estão presentes no Ubuntu.
  • Wine - rodar programas do Windows no Ubuntu
Além disso, aqui tem diversas dicas e soluções que eu precisei desde q comecei a usar o Linux Ubunto por conta de uma pane no Win XP!

Essa pane foi a melhor coisa que me aconteceu, consigo extrair muito mais do meu computador com o Ubuntu, porém em alguns detalhes é mais trabalhoso, já que é necessário usar o Terminal que parece com a época do MS-Dos que era cheio de comandos...

Por hoje é isso!
abraço

Nenhum comentário: